Java
fx:
Introdução:
Os
dois primeiros framework dentro da tecnologia Java utilizados para
criação de telas e interação com o usuario foram awt e o swing a partir da 6 versão
surge o JavaFX.
Conceito
principal do Javafx é de interfaces
ricas, componentes visuais melhores em
todos os aspectos, e o conjunto de
recursos de interação mais amplo. Outra caracteriza do javaFX é que ele
é multiplataforma . É o novo padrão de desenvolvimento java.
A
principal diferencial do java fx é o de utilização do openGl, que utiliza recursos da placa de vídeo da própria
maquina.
Para
facilitar a migração para o javaFx, projetos criados com o Java swing se
integram ao javafx, facilitando a migração para este novo framework .
Criação
de telas javafx:
Cada
tela dentro do javafx é uma cena uma estrutura de arvore um componente
externo e dentro outro componentes que montam a estrutura da tela.
As
telas podem ser criadas de duas formas diretamente na classe java ou através de
um arquivo fxml, que possui uma estrutura de XML. O arquivo de telas fica
totalmente separado do código java.
Como
vincular o arquivo FXML ao projeto:
Após
criado o projeto e o arquivo fxml e necessário vincular o mesmo ao projeto para
que carregue a tela com os componentes criados e não apenas um arquivo em
branco conforme o padrão de criação. Conforme exemplo abaixo:
Para carregar o arquivo é necessário uma classe
denominada FXMLLoader que possui um método
denominado Load, para esse método será
passado o nome do arquivo fxml. Através do (getClass().getResource("olaMundo.fxml")); onde o “olaMundo.fxml” é o nome do arquivo fxml.
O método
Load retorna um object que devera ser convertido para o tipo do objeto base da
tela neste caso um AnchorPane conforme
abaixo:
AnchorPane pane = FXMLLoader.load(getClass().getResource("olaMundo.fxml"));
Scene cena= new Scene(pane);
Isso e colocado dentro da
estrutura da janela através do:
primaryStage.setScene(cena);
Só falta agora mostrar a
janela ao usuário:
primaryStage.show();
Resultado:
Código:


